LUGAN BLOG - LUGAN SOLUÇÕES WEB

21 99052 2323 - Claro  / 21 98912-8908 - Oi  
21 99052 2323 - Claro  / 21 98912-8908 - Oi  
Ir para o conteúdo

Comunicação visual: aderir ou não ao seu negócio?

LUGAN SOLUÇÕES WEB
Publicado por guiadeinvestimento.com.br em DICAS · 10 Novembro 2020
Comunicação visual: aderir ou não ao seu negócio?
Quem deseja abrir um negócio sabe que precisa considerar vários pontos que vão além do aspecto financeiro. Um deles é o marketing, uma estratégia que engloba várias técnicas de divulgação, comunicação e reconhecimento da marca, através de mensagens.

Sendo assim, é preciso levar em conta que uma empresa trabalha com vários elementos de comunicação, incluindo os aspectos textuais e visuais. Em uma sociedade cada vez mais imagética, não há como desconsiderar o que vai além do texto.

Por esse motivo, quem tem dúvidas da importância de aderir ou não a comunicação visual ao seu negócio pode começar olhando em volta: estamos cercados de imagens. Isso já responde muita coisa.

No entanto, não basta somente incluir uma fotografia bonita e achar que toda a sua estratégia está pronta. A comunicação visual também demanda um planejamento, levando em consideração os valores da empresa, as necessidades do público e os interesses do seu empreendimento.

O artigo de hoje vai tratar exatamente sobre isso, levantando alguns pontos sobre a comunicação visual e mostrando como é possível alcançar sucesso com o seu negócio. Acompanhe a leitura!

O que é Comunicação Visual?
Como o próprio nome sugere, a comunicação visual se refere a todo o tipo de transmissão de mensagem que é feita com o auxílio de recursos imagéticos e com o auxílio de materiais gráficos. Sendo assim, a estratégia se vale de alguns elementos, como:

  • Desenhos;
  • Fotografias;
  • Vídeos;
  • Infográficos;
  • Animações;
  • Entre outros.

Conhece a expressão “uma imagem vale mais do que mil palavras”? Esse é o objetivo da comunicação visual. Expressar uma ideia, um valor ou um interesse, sem focar apenas no texto, mas utilizar também outros elementos que colaboram com a compreensão.

Por exemplo, ao realizar uma impressão de banner, muitas empresas utilizam desenhos para chamar a atenção do público, já que um material somente com textos pode afastar a audiência - principalmente, quando a mensagem é muito longa.

Para termos uma ideia, uma pesquisa feita pela Brain Rules demonstrou que as pessoas tendem a lembrar de 65% das informações exibidas em imagens. Já quando a mensagem é sonora, o percentual cai para 10%.

Se pensarmos em estratégias de marketing, a comunicação visual também é extremamente importante. Um estudo da DMP mostrou que o tráfego em artigos de blog aumenta 48% quando se inclui algum recurso imagético, como fotos ou vídeos.

As próprias camisetas promocionais são um exemplo. Em geral, elas são confeccionadas com o logo da empresa, dos parceiros, além de outros recursos visuais que tornam a peça muito mais atrativa ao público.

Por que a comunicação visual é importante para as empresas?
A comunicação visual é a grande responsável por criar a identidade de um negócio. Quando vamos fazer a abertura de empresa simples, por exemplo, já temos que ter um plano assertivo com os objetivos, valores e interesses do empreendimento.

Diante disso, um dos recursos mais importantes para compartilhar tudo isso com o público é a identidade visual. Ou seja, com base na comunicação visual, constrói-se uma série de elementos gráficos que criam uma personalidade para a sua empresa.

A identidade visual faz com que a sua marca seja reconhecida de maneira positiva no mercado, destacando as qualidades do negócio e atraindo o público.

Vale dizer que essa identidade vai muito além da construção de um logo. Ela envolve todos os aspectos da empresa que contribuem para uma transmissão de mensagem à audiência: desde a instalação de uma fachada em ACM, o tipo de uniforme dos colaboradores, entre outros fatores.

Percebe-se que quando uma empresa investe em comunicação visual, ela tem acesso a vários elementos que vão caracterizá-la como uma marca. Dessa forma, é possível consolidar o seu negócio no mercado e contribuir com a sobrevivência do empreendimento.

Por essa razão, a comunicação visual é tão importante. As empresas sabem disso, não é à toa que fecham parcerias com fábrica de sacolas personalizadas, para que todos os detalhes, desde a embalagem dos produtos, possam expressar a marca.

Quais as vantagens da comunicação visual para o seu negócio?
Além de trabalhar a identidade dos empreendimentos, a comunicação visual também oferece muitas outras vantagens para as empresas. A seguir, conheça algumas delas.

Aumenta a credibilidade
Quando o seu negócio investe em uma comunicação visual bem planejada, ele ganha maior reconhecimento pelo público, visto que os clientes encaram a sua marca com mais credibilidade e profissionalismo.

Consequentemente, a sua empresa se destaca da concorrência, sendo uma maneira muito eficiente de atrair consumidores e aumentar a lucratividade.

Consolida a marca no mercado
Trabalhar a comunicação visual é uma forma de consolidar a sua marca no mercado.

Afinal de contas, quando se entrega canetas personalizadas para o público, por exemplo, eles tendem a lembrar da empresa com certa frequência, sendo possível fixar o seu negócio na mente dos potenciais clientes.

Reforça os valores da empresa
Toda empresa trabalha com uma série de valores que norteiam o comportamento das equipes, a confecção de produtos, os modos de atendimento, entre muitas outras ações que envolvem o negócio.

Com uma comunicação visual eficiente, é possível reforçar esses valores para o público, atraindo pessoas que compartilham da mesma visão que a sua empresa.

Por exemplo, se a intenção do seu negócio é mostrar que tem compromisso com a certificação de produtos, vale a pena investir em recursos visuais que mostrem a avaliação de todas as mercadorias.

Desse modo, os consumidores que prezam por qualidade e segurança irão preferir a sua marca, do que as empresas concorrentes.

Como construir uma boa comunicação visual para o seu negócio?
Diante de toda a importância e as vantagens da comunicação visual, fica fácil perceber o porquê esse é um dos elementos indispensáveis para as empresas. No entanto, ainda há algumas dúvidas sobre como elaborar uma estratégia assertiva.

Por esse motivo, separamos algumas dicas que podem ajudar o seu negócio na consolidação da marca e na criação de uma identidade visual forte. Confira!

1 - Tenha cuidado na escolha das cores
As cores são as grandes representantes da comunicação visual. Para se ter uma ideia, elas aumentam o reconhecimento da marca em até 80%.

Por isso, ao pensar em quais tonalidades melhor representam a empresa, é preciso levar em consideração os valores que se quer passar, bem como a psicologia das cores, que influencia diretamente no modo como as pessoas veem a sua marca.

Inclusive, as cores irão acompanhar a sua empresa em praticamente tudo: seja no logo, na fachada, nos uniformes e até mesmo na pintura das paredes.

Ou seja, ao contratar uma empresa de pintura para revestir o seu estabelecimento, até a cor da tinta deve ser escolhida com base na proposta da marca.

2 - Transmita informações objetivas
As imagens devem transmitir informações objetivas, que sejam facilmente compreendidas pelo público. De nada adianta criar um logo que não expressa, de modo claro, os valores da empresa.

O poder das imagens está justamente na capacidade de informar rapidamente o público. Por esse motivo, verifique se a sua comunicação visual é apreensível pela audiência.

3 - Mantenha a mesma identidade em todas as mídias
A identidade visual deve funcionar para todas as mídias, tanto online quanto offline. Isso quer dizer que a sua estratégia de marketing deve seguir a mesma padronização de cores, tipografias, desenhos e, é claro, o logo.

Dessa forma, quando o público se deparar com algum conteúdo produzido pela marca, ele poderá identificar o seu negócio de um modo muito mais fácil.

Inclusive, muitas empresas estão ampliando a sua presença em redes sociais de forte apelo visual, como é o caso do Instagram. Afinal de contas, as chances de venda de um produto online são muito maiores quando se mostra a mercadoria com fotos.

A título de curiosidade, um levantamento da CrowdRiff demonstrou que 75% dos usuários do Instagram interagem com a marca depois de ver um anúncio visual na plataforma. Desse total, 43% se sentem à vontade para realizar uma compra.

Conclusão
A comunicação visual é um dos elementos mais importantes para as empresas. Por esse motivo, seja qual for o seu negócio, vale a pena iniciar um planejamento assertivo para a construção de uma identidade sólida, com ajuda dos recursos visuais.

Não é à toa que grandes marcas geralmente se destacam pelo uso estratégico da comunicação visual. Se pensarmos, por exemplo, na cor vermelha, tenho certeza que o público associa rapidamente com uma certa marca de refrigerante.

Ou seja, a comunicação visual é uma das grandes responsáveis pela popularidade e consolidação do seu negócio no mercado. Consequentemente, isso reflete na lucratividade e no desempenho da sua empresa.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.



Todos os direitos reservado a Lugan Soluções Web.
21 99052 2323 - Claro  / 21 98912-8908 - Oi  
Voltar para o conteúdo