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Criatividade e inovação tecnológica fora da caixa e dentro do seu blog

LUGAN SOLUÇÕES WEB
Publicado por guiadeinvestimento.com.br em TENDÊNCIAS · 17 Dezembro 2020
Já não é segredo para ninguém como hoje em dia a tecnologia avança a passos largos, e como é preciso ter criatividade para se manter nesse mercado cada vez mais saturado. O que nem todo mundo sabe é como isso pode ter a ver com um blog.

De fato, existem muitos sites que falam sobre TI e tecnologia em geral. Mas isso não quer dizer que essas tecnologias sejam aplicadas aos próprios blogs, isto é, à geração de conteúdos e ao poder de engajar o público-alvo e aumentar as vendas.

Até porque, a internet trouxe uma democratização incrível, no sentido de que qualquer negócio pode conseguir marcar presença nela, diferentemente dos antigos veículos de mídia, como o próprio rádio e a televisão, que eram inacessíveis para muitos.

Mas isso trouxe um desafio muito grande: no meio da multidão e de tantas soluções parecidas (ou mesmo idênticas) como se diferenciar e fazer algo realmente original? Além disso, como comungar a qualidade com os resultados práticos?

Certamente, um blog que tenha os melhores conteúdos do mundo, mas não seja capaz de amarrar bem o processo, acelerando o funil de vendas, captando leads e gerando oportunidades entre os prospects, não será totalmente bom para um negócio.

Um erro muito comum é se esquecer que o marketing de conteúdo é, antes de qualquer coisa, um recurso publicitário, que precisa ter no horizonte a ambição de aumentar o retorno, a receita e até a lucratividade da empresa.

Muita gente se perde nas dificuldades de gerar bons conteúdos toda semana, ou mesmo diariamente, e acaba caindo em dispersão. Até porque, curtidas e compartilhamentos também não são bons índices de que o retorno devido está acontecendo.

É preciso ir muito além. Aí é que entra o papel da criatividade e da inovação tecnológica. No primeiro caso, é preciso ser capaz de pensar fora da caixa, quebrando paradigmas e trazendo um ponto de vista disruptivo, seja sozinho ou no trabalho em equipe.

No segundo caso, é preciso ter conhecimento de softwares e aplicativos que possam ajudar a rotina de manter um blog. Isso inclui desde saber usar os próprios motores de busca para fazer pesquisas, até usar CRMs para gestão de leads e clientes, como veremos adiante.

Então, se você quer compreender como tudo isso funciona, e como é possível mudar seu negócio de patamar por meio de algumas estratégias práticas voltadas para o seu blog, basta seguir adiante na leitura.

O poder do brainstorming
Não é possível falar sobre criatividade sem falar em brainstorming, cuja tradução já diz muito: “tempestade de ideias”. Trata-se de uma técnica que não é nova, mas que chegou ao Brasil e se disseminou na internet há um tempo relativamente curto.

Com ela, se a empresa precisa pensar em um banner promocional, ou mesmo refazer toda uma ação publicitária, o foco é unir os melhores esforços para alcançar soluções criativas, pensadas sob diferentes perspectivas.
Essa reunião precisa ser bem conduzida, de tal maneira que o ambiente seja propício à criatividade. Ou seja, é preciso trabalhar de modo que as ideias e pensamentos fluam sem nenhum tipo de julgamento.

Um passo a passo ideal para desenvolvê-la é o seguinte:
  • Preparação e entrosamento da equipe;
  • Definição objetiva e clara sobre a missão do blog;
  • Coleta e organização de materiais disponíveis;
  • Suporte de telas e representações visuais;
  • Manter o foco na criatividade e não na prática;
  • Planejamento em etapas práticas e diversas.

Embora seja muito comum ouvir falar em brainstorming e sua aplicação na resolução de problemas estruturais, ou de ações e campanhas publicitárias, é pouco comum ouvir falar na aplicação dele voltada para geração de conteúdos em blogs e afins.

Com isso, certamente se uma empresa de monitoramento aplica o método com essa finalidade, já vai sair na frente da concorrência, que geralmente abre um blog sem a participação de toda a equipe e sem uma estratégia tão ousada.

Com a ajuda de uma tática que é ao mesmo tempo prática e conceitual, e que envolve tanto a parte escrita quanto o suporte em imagens, certamente vão surgir várias iniciativas nas quais a marca vai poder se amparar por um bom período criativo.

Qualificações e networking
Além do brainstorming como uma estratégia específica e voltada para o esforço em equipe, existem dicas que podem ajudar no desenvolvimento pessoal, seja ele voltado para empreendedores, gestores ou mesmo colaboradores.

A primeira dica é a leitura e a busca por qualificações. Se a empresa trabalha com sistema de segurança eletronica, imagine quanto um diretor ou mesmo um funcionário precisa aprender constantemente para se manter em dia com o mínimo.

Isso quer dizer que não é possível pensar fora da caixa e manter um blog disruptivo no ar se só o que você faz é se alimentar de outros blogs. Você precisa ser propositivo, fazer cursos, ler revistas (se possível em inglês), e trazer novidades reais.

No fundo, a alta performance só pode ser atingida por quem sabe o que está acontecendo em seu segmento e no mercado como um todo.

Afinal, se antes já era comum dizer que “informação é poder”, imagine hoje em dia, com a disseminação da internet e dos smartphones.

Outra coisa importante, que já pode auxiliar tanto na criatividade quanto na implementação de novidades tecnológicas, é o encontro presencial com outras pessoas. Um bom gestor e um funcionário antenado precisam sair da sua bolha.

No caso dos blogs, esses contatos podem gerar as famosas parcerias de guest post, que são trocas de conteúdos entre marcas diferentes. Isso reforça a autoridade do seu negócio, por trazer autoridades para sua página, e melhorar a otimização do site.

Em outro sentido, esse networking pode servir como uma espécie de pesquisa sobre engajamento, em que você mensura a aderência da sua marca no mercado. E junto você trocar ideias com pessoas de outros segmentos e nichos de mercado.

Além de entender melhor sua marca, e poder gerar conteúdos incríveis para a persona que você pretende atrair, o contato vai ser feito com pessoas que não são concorrentes diretos do seu negócio.

Assim, você sempre vai poder ter alguma ideia criativa ou mesmo aprender uma dica direta sobre uma solução tecnológica que pode funcionar também no negócio em que você trabalha, sobre alguma dor que você tenha.

Buscadores e benchmarking
Até aqui já deve ter ficado claro como o planejamento e o foco são essenciais para qualquer estratégia de criatividade e inovação. Aí é que entra o papel da tecnologia, que hoje pode ajudar e muito na busca por esse horizonte.

A primeira maneira de ampliar a visão é utilizando ferramentas que já são famosas, mas nem sempre nós aplicamos de maneira profissional.

Um exemplo claro é o dos motores de busca, onde as pessoas pesquisam desde adesivos para empresas até setores industriais ou trabalhos acadêmicos. Os mais utilizados no Brasil são o Google, o Bing e o Yahoo.
Hoje os maiores contam com funções altamente tecnológicas, como o machine learning, que ajuda a personalizar a busca de cada usuário. Assim, você pode fazer pesquisas, entender o mercado, a concorrência e alimentar uma boa agenda editorial para o seu blog.

Se você trabalha com terceirização de TI, é possível fazer uma conta de cadastro no buscador, aí você receberá novidades sempre que um artigo sobre sua área for posicionado. Isso permite um benchmarking gratuito e bastante assertivo.

Além de ficar por dentro de tudo o que está acontecendo, você ainda ganha familiaridade com os motores de busca, que se tornaram a maior vitrine do mundo para qualquer blog ou geração de conteúdo que seja.

Gestão de trabalho e de clientes
Além das opções gratuitas que já podem oxigenar as inovações tecnológicas de qualquer negócio, existem soluções pagas que não podem faltar em nenhuma empresa que foque no crescimento em curto, médio e longo prazo.

Na maioria dos casos, essas opções funcionam com base em Computação na Nuvem, o que é ainda melhor. Assim, um negócio de sinalização de segurança pode unificar os trabalhos e equipes, mesmo que remotamente.
Há vários programas de Sistema Operacional de Trabalho, que permitem um entrosamento completo, com criação de abas, ações e projetos entre equipes. Assim, os líderes têm acesso amplo às opções, e os funcionários recebem as delegações de atividades.

Outros softwares ou aplicativos incríveis são os de CRM (Customer Relationship Management), que fazem a Gestão de Relacionamento com o Cliente.

Neles a jornada da compra pode ser acelerada, desde a geração de leads, passando pelas etapas de prospecção e qualificação, até a reunião de fechamento com o cliente.

Assim, um blog sobre revisão de impostos não cai na dispersão que mencionamos inicialmente. Pelo contrário, ele automatiza todos os processos comerciais e garante que o foco seja sempre a conversão dos leads em compradores.

Aí a tecnologia também ajuda com o pós-venda e a fidelização de clientes. Isto deixa claro que a criatividade e a inovação tecnológica podem tornar qualquer blog uma máquina de produção de conteúdos e de oportunidades.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.




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