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Dicas essenciais para o seu blog

LUGAN SOLUÇÕES WEB
Publicado por guiadeinvestimento.com.br em DICAS · 17 Dezembro 2020
Ter um blog é uma necessidade para as empresas, visto que os consumidores modernos estão sempre em busca de informações acerca dos produtos e serviços que desejam consumir.

Só que uma boa escrita não é o suficiente para ter um canal como esse de sucesso. É preciso dominar estratégias como SEO, e-mail marketing, uso das redes sociais, Marketing de Conteúdo, entre outras.

Para atingir seus objetivos com o blog, é preciso esforço e dedicação, para que ele possa entregar conteúdos de qualidade e se destacar nos resultados de pesquisa.

É dessa forma que o seu público-alvo vai chegar até o seu material e assim começar a enxergar a organização como uma empresa de confiança para fazer o negócio.

Existem outros aspectos que devem ser levados em conta, como as características de seu público-alvo, pois assim é que você consegue rechear a plataforma com materiais interessantes para ele.

Antes de criar o blog, é preciso que você conheça quais características ele deve ter e como produzi-lo adequadamente, incluindo uso de CTA, definição de persona, temas que serão abordados, identidade e planejamento de conteúdos.

É exatamente sobre isso que falaremos aqui, então, se você quer criar um blog bem-sucedido para a sua marca, acompanhe o texto.

O que é um blog?
O blog tem várias utilidades, uma vez que ele pode ser usado como um diário para que seus usuários possam compartilhar histórias de seu dia a dia, e ainda fazer com que as empresas estejam mais próximas de seus clientes.

Isso acontece porque esse canal é perfeito para as estratégias de Marketing de Conteúdo, em que as organizações criam e publicam materiais ricos, que solucionam dúvidas e problemas dos clientes.

Ele é tão importante que cerca de 80% das marcas possuem um blog para atrair seus clientes, aumentar o engajamento e ainda criar um relacionamento positivo com eles.

O melhor é que todo negócio, como uma fábrica de camisetas promocionais, tem muita facilidade para criá-lo, podendo, em poucos minutos, começar a compartilhar sua mensagem.

Conheça as características necessárias
Existem algumas características indispensáveis para esse canal, para que ele possa ser bem posicionado e tenha um bom engajamento.

Por exemplo, ele precisa ter um tema definido, ou seja, um formato que inclua suas cores, estrutura e outros itens. Após isso, é possível personalizá-lo com alguns plugins, funcionalidades que permitem mais interação com o leitor.

Se o leitor pode interagir, comentando e opinando sobre as publicações, por exemplo, de uma fabricante de etiquetas para código de barras, ele se torna mais engajado.

Outro exemplo são ícones que direcionam os leitores para as redes sociais da empresa, bem como a lista com as publicações mais populares.

Outra característica importante é uma seção denominada “Quem somos”, para que os visitantes possam saber um pouco mais sobre a empresa e o uso de chamadas para ação (CTA), que estimulem mais interação.
O uso de estratégias como SEO é importante também, pois essa otimização de páginas permite que o seu blog apareça entre os primeiros resultados de pesquisa no Google, o que facilita o engajamento, já que mais pessoas vão acessá-lo.

Entenda as vantagens do blog
Como falamos, muitas empresas estão investindo nesse canal de comunicação, como no caso de uma fabricante de placas personalizadas, pois ele oferece diversas vantagens.

Uma delas é o fato de que o blog favorece a conversão de clientes, pois além de levar informação às pessoas, ajuda a divulgar a marca e a atingir um número maior de visitantes. É assim que também ajuda a aumentar as vendas.
A organização também passa a ter mais credibilidade, pois quando ela escreve a respeito do que faz, mostra que tem domínio e autoridade no assunto. E tudo isso gera sentimento de confiança no público, algo muito importante hoje em dia.

A marca também aumenta a sua visibilidade, visto que os conteúdos produzidos aumentam o tráfego orgânico e melhoram o rankeamento do blog.

Agora que você já sabe o que é e a importância desse canal para as organizações, no próximo tópico, vamos explicar como produzir bem um blog.

Dicas para produção de um blog de sucesso
Não basta apenas criar o blog e postar um monte de conteúdos, principalmente, se você não souber como produzi-lo do jeito certo. Existem algumas estratégias que precisam ser colocadas em prática, tais como:

Usar CTA
CTA é uma sigla para Call to Action, e é uma prática importante para que os seus visitantes realizem alguma ação determinada por você.

Dentro do blog, o CTA pode, por exemplo, solicitar que o leitor preencha um formulário com algumas informações como nome e e-mail, em troca de materiais valiosos como:
  • E-book;
  • Envio de newsletter;
  • Cupom de desconto;
  • Entre outros.

Além de ajudar na conversão, aumenta o engajamento de seus visitantes e ajuda a estabelecer um relacionamento com eles, a partir dos dados coletados.

Definição de persona
O blog está diretamente relacionado às ações de Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo, mas para dar certo, é essencial conhecer bem a persona.

Uma empresa de mão de obra terceirizada, por exemplo, deve saber com quem ela vai falar, quem deseja atrair e quais são as características e comportamentos dessas pessoas.

É dessa forma que a organização consegue criar os materiais certos que vão, de fato, alavancar o blog. Assim, fica mais fácil determinar as pautas, quais palavras-chave serão usadas e os objetivos dos conteúdos.

Criatividade para escolher os temas
É preciso ir além para escolher os temas que serão abordados na plataforma. Os materiais podem ter 500, 1000 ou até 2000 palavras. Além disso, também podem assumir outros formatos, como:
  • Imagens;
  • Infográficos;
  • Textos;
  • Áudios.

Outra estratégia criativa é trabalhar com Guest Post, por exemplo, uma empresa de treinamento de vendas pode convidar um especialista no assunto para escrever um conteúdo.

Tudo isso nos remete ao fato de que sustentar um blog não quer dizer apenas escrever alguns textos, mas sim fazer com que eles sejam atrativos e inteligentes e que resolvam as dúvidas de seus leitores.

Criar uma identidade
Para que esse canal tenha sucesso, ele precisa ter identidade. Trata-se de um conjunto de fatores que define o blog e o destaca em meio aos blogs dos concorrentes. E esse conjunto inclui:
  • Nome;
  • Design;
  • Tipos de postagem;
  • Linguagem;
  • Entre outros.

São esses fatores que definem a identidade do blog de uma fabricante de canetas personalizadas ou qualquer outra organização.

Planejar os conteúdos
Esta é uma das práticas mais importantes para quem deseja ter um blog de sucesso. Não podemos criar conteúdos aleatoriamente, sem ter um objetivo ou intenção bem definida, visto que isso não atrai os leitores.
Para planejar adequadamente os conteúdos que serão postados, é preciso saber quais são as palavras-chave que o público-alvo mais utiliza na hora de fazer uma pesquisa.

Esses termos vão te ajudar a identificar os temas que você deseja publicar no blog, fazendo com que sejam mais relevantes e úteis para quem lê os materiais.

Depois de escolher a palavra-chave que você vai usar no seu conteúdo, defina o tipo dele, como um vídeo, um infográfico, dentre outros que você já conheceu aqui.

Estudar os concorrentes
Toda empresa, como uma fabricante de toldo para loja, tem seus concorrentes, afinal, ninguém é único ou está sozinho no mercado.

Você sabe o que a sua concorrência tem produzido e publicado no canal dela? Se não sabe, precisa se informar, pois é uma forma de entender o tipo de pauta e formato que mais atrai a sua persona.

Eles podem escrever sobre ofertas, fazer publicações sobre novidades, investir em anúncios, dentre outras possibilidades que podem resultar em um bom trabalho e te ajudar a ter mais ideias.

Atualizar os conteúdos
Um bom blog segue uma premissa valiosa: postar o que puder, mas sem comprometer a qualidade de cada post.
Vamos imaginar que uma fabricante de transformadores elétricos publique um conteúdo por semana, o que significa que ao final do ano ela terá, pelo menos, 300 postagens.

Em algum momento, aquelas mais antigas podem ficar ultrapassadas, mas mesmo assim, elas continuam sendo valiosas para o negócio.

Os posts mais antigos são os que mais atraem tráfego para o blog, daí a importância de avaliá-los e atualizá-los, para que estejam sempre entre os primeiros resultados de pesquisa.

Conclusão
Como você viu, o blog é essencial para o sucesso da sua companhia e não pode faltar entre as principais estratégias de marketing de sua marca. Mas é preciso administrá-lo bem para atingir seus objetivos.
Com as dicas que demos aqui, vai ficar mais fácil criar um blog de sucesso e atrair mais pessoas como visitantes, aumentando as conversões e vendas.    

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.




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