LUGAN BLOG - LUGAN SOLUÇÕES WEB

21 99052 2323 - Claro  / 21 98912-8908 - Oi  
21 99052 2323 - Claro  / 21 98912-8908 - Oi  
Ir para o conteúdo

Invista em técnicas de comunicação visual

LUGAN SOLUÇÕES WEB
Publicado por guiadeinvestimento.com.br em DICAS · 9 Janeiro 2021
Invista em técnicas de comunicação visual

Em um mundo que se liga por meio de imagens, cuidar da comunicação visual é essencial para um negócio. Até porque, as imagens têm o poder de trabalhar uma comunicação bem abrangente, bem como atingir grande parcela da população.

Pensar em ícones, cores, tamanhos e tudo o que envolve essa comunicação é bom, isso porque os indivíduos conseguem identificar as mercadorias de uma marca somente por uma embalagem.

Esse é o poder de construir uma identidade visual forte, por isso, neste artigo iremos abordar do que se trata a comunicação, além de sugestões para que se aperfeiçoe o visual do negócio nas suas ações.

Comunicação visual: do que se trata?
Você deve estar pensando sobre o que se trata a comunicação visual, certo? Provavelmente, você imagina que seja algo relacionado à criação de imagens do estabelecimento. De fato, ela está relacionada a isso, mas também a outras coisas.

Ela está ligada ao logotipo e toda forma de representar o negócio, com a escolha de cores, letras, formatos, ícones, dentre outras coisas que formam uma identidade, ou seja, itens que remetem facilmente à marca.

Uma comunicação bem feita é capaz de dialogar com o público sem o uso de uma única palavra. Além disso, ela é encarregada de cuidar também da força da marca, garantindo que ela seja reconhecida.

Assim, com uma comunicação forte uma empresa pode fazer, por exemplo, rótulos adesivos sem inserir o nome do comércio, afinal, só de olhar as cores e ícones, os consumidores já saberão quem são os responsáveis.

Por que sua empresa precisa de comunicação visual?
Quando um comércio pensa nas maneiras de construir a sua interação com o público, ele deve se atentar para que também tenha uma presença visual forte. Em um mundo quase totalmente digital, pensar na comunicação visual é garantir presença nesses meios.

Um comércio que usa as redes sociais, por exemplo, precisa construir uma identidade que deixe o seu feed coerente, assim, ela estabelece um autoridade nesse meio, e ao ver uma publicação o internauta já compreende que é da empresa.

Além disso, atentar-se para esse tópico ajuda o comércio na:

  • Força da marca;
  • Espaço no mercado;
  • Credibilidade;
  • Repasse dos valores da empresa.

Já dissemos que com uma identidade forte, somente com uma visualização existe a chance do reconhecimento da marca e do produto. Logo, a empresa ganha força e fica sempre na frente dos seus concorrentes.

Por exemplo, pense só no feed de um escritório de projetos de decoração, no meios de tantos conteúdos e de tantos adversários, é preciso encontrar uma forma para que as pessoas reconheçam as suas produções.

Por isso, essa é uma forma de garantir que as publicações desse escritório se sobressaiam no meio de tantas outras, assim, a empresa transmite a ideia para os internautas que está preparada para o mercado.

Pensando nisso, fica fácil entender a importância de conquistar um bom espaço no mercado, principalmente tendo em vista que muitos lugares oferecem serviços parecidos ou, até mesmo, iguais.

Por isso, a comunicação visual auxilia nesse contexto, o uso de logos espalhados por locais, a construção de um site e divulgação de serviços colaboram para que o estabelecimento se apresente.

No meio de tanta concorrência, o maior desafio é fazer com que os consumidores lembrem da sua marca, e nisso as imagens podem ser de grande ajuda, isso porque a probabilidade de alguém lembrar de uma imagem ao invés de um texto é maior.

Além disso, a credibilidade também é afetada. Pense só, junto com a sua identidade você passa muitas mensagens. Se o comércio tem uma atuação profissional, com comprometimento com os seus consumidores, a imagem também ajuda nisso.

A identidade ajuda na construção da reputação da empresa, então, ter meios que permitam que o negócio seja lembrado, contribui para uma imagem consistente.

É desse modo, que um estabelecimento de desenvolvimento de software, por exemplo, melhora sua reputação.

Por fim, a identidade influencia e transmite os valores, ou seja, tudo aquilo que a empresa prega e acredita é transmitido nessas imagens, sendo que os consumidores levam esses fatores em consideração na hora de tomar uma decisão.

Pensando nisso, não dá para construir identidades que sejam preconceituosas, por exemplo, principalmente, em um mundo onde se discute tanto sobre diversidade. Por isso o processo de elaboração deve ser feito de forma cuidadosa.

Conheça técnicas de comunicação visual
Construir uma comunicação visual que transmita tudo o que o estabelecimento precisa é desafiador, por isso, existem alguns tópicos que são necessários e que ajudam na criação desta fase.

Crie um logotipo
Sabe o emblema que representa a sua marca? Esse é o logotipo. Todo estabelecimento deve ter, não interessa o ramo de atuação. Assim, até empresas especializadas em pesquisa de clima organizacional, por exemplo, devem ter um.

Ele deve ser exclusivo, não pode ser parecido com o de outros estabelecimentos porque isso pode te prejudicar, fazendo com que o consumidor se confunda. Em geral, ele é usado em todas as produções do negócio e em todas as artes também.

Ele deve ter uma tipografia, letras e cores condizentes com as escolhidas para a comunicação visual, também deve ter alguma relação com os serviços oferecidos ou nome do negócio, isso ajuda os indivíduos a lembrarem.

Não deve ter uma milhão de coisas, deve ser simples e não causar uma poluição visual, além de ter um formato que seja adaptável em vários tamanhos, pense que ele vai ser usado em todas as frentes da empresa.

Neste último quesito, pode ser interessante contratar uma empresa de suprimentos para comunicação visual para ajudar nisso, afinal, com o auxílio de especialistas você tem mais direcionamento e um serviço adequado.

Conheça o público
Tudo o que está sendo criado é para transmitir uma mensagem para o público, por isso, a construção da imagem deve ser feita conforme o gosto dessas pessoas. Assim, de nada adianta criar algo que não traga retornos ou que não permita a comunicação com eles.

É preciso refletir sobre o modo como o público reage a determinadas coisas, por isso no momento de escolhas é preciso pensar neles, é com essa comunicação que as vendas vão ser elevadas, por exemplo, mas se ela não agradar o público, pode-se ter o efeito contrário.

Sendo assim, no caso de uma empresa de outsourcing de impressão, por exemplo, ela deve pensar que a criação da identidade é um momento muito importante, que vai refletir toda a mensagem que será passada.

Crie uma tática visual
Ganhar força no mercado por meio de imagens é complicado e por isso é necessário ter uma tática para conquistar um espaço no mercado. Desse modo, ao criar a identidade é preciso que seja pensada uma tática.

Pelo o que sua empresa deseja ser lembrada? São as cores? O logotipo? Defina isso e trabalhe para que você se destaque visualmente no seu ramo de atuação, assim, fica mais fácil garantir que os consumidores lembrem de você.

Por isso, de nada adianta para um estabelecimento de software de gestão comercial criar uma identidade visual, se junto não houver uma estratégia que fortaleça a marca por meio da comunicação.

Use elementos visuais
Os elementos visuais complementam a comunicação visual, porém eles devem ser escolhidos com cautela, para que tenham relação com o negócio. Ícones e símbolos podem ajudar.

Crie os seus próprios itens, porque além de ajudarem na comunicação, eles podem ser também um fator de destaque, que aproxima o público da sua marca. Uma empresa de terceirização de serviços, por exemplo, deve ter ícones únicos que a represente.

Contrate especialistas
Você deve ter percebido que criar a comunicação visual é uma tarefa complexa, por isso, pensar em tipografias, cores, símbolos e tudo o que envolve essa elaboração requer a contratação de um especialista.

Isso porque essa comunicação vai ser responsável por vender a sua empresa e se comunicar com o seu público, logo, é preciso que ela seja coerente e que transmita as informações corretas.

Por isso, somente um profissional consegue garantir que essas tarefas sejam feitas de modo adequado e que a comunicação elaborada seja sólida. Sendo assim, ter a colaboração do perfil de um design garante que tudo seja elaborado corretamente.

Conclusão
A identidade visual que um estabelecimento utiliza contribui para as mensagens que são transmitidas para os clientes, por isso pensar em detalhes para a construção de uma comunicação visual pode aumentar a credibilidade.

Além disso, ela também é encarregada de passar informações para os consumidores de uma forma simples. Ademais, em um mundo extremamente visual, é essencial que um comércio tenha uma comunicação visual boa.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.




Todos os direitos reservado a Lugan Soluções Web.
21 99052 2323 - Claro  / 21 98912-8908 - Oi  
Voltar para o conteúdo