Prova Social: O que é? Como Funciona?
Publicado por Vinícius Von Dentz em MARKETING DIGITAL · Sexta 17 Jul 2020
Quando se trata de gastar dinheiro, as pessoas não querem cometer erros na hora de decidir, e por essa razão, acabam se espelhando na opinião de outras pessoas.
Isso acontece por causa dos neurônios-espelho no nosso cérebro, que nos faz sentirmos conectados e propensos a nos colocar no lugar do outro, na mesma situação.
Quando você apresenta provas sociais para o seu público, você está fornecendo a eles resultados e transformações que outros clientes já tiveram com o seu produto e marca.
O que é Prova Social?
Prova social é um tipo de evidência utilizada para mostrar que outras pessoas compraram e aprovaram o seu produto ou serviço, provando o quão popular ou bom ele é.
Embora esse conceito seja antigo no marketing, a chegada das redes sociais ampliou a força da Prova Social – hoje esses feedbacks são mais rápidos, acessíveis e visíveis.
Na prática, esse gatilho mental funciona quando um possível cliente entra na sua página de vendas, por exemplo, e encontra depoimentos de pessoas que já compraram e experimentaram a solução que o seu serviço oferece e, por esse motivo, tende a comprar de você com maior confiança.
Ou seja, a prova social é utilizada como uma técnica para conversão, através da persuasão.
Como Funciona?
A prova social funciona como um facilitador na tomada de decisões.
A explicação para esse fenômeno está no neuromarketing, que diz que uma das maneiras mais eficientes de vender mais é mostrando ao seu consumidor evidências de que o seu produto já foi comprado e aprovado por outra pessoa.
Isso porque qualquer pessoa, tanto eu quanto você, simplesmente não quer cometer erros na hora de escolher onde depositar o seu dinheiro.
Temos medo de cair em ciladas e fraudes na internet ou ter experiências ruins com alguns produtos ou promoções e, por isso, buscamos validação de outros na hora de tomarmos decisões.
Enxergamos uma boa prova social por meio destes 3 fatores principais:
- Escala: número de pessoas que agiram de determinada maneira.
- Ambiguidade: como foi a experiência das pessoas que agiram daquela forma.
- Similaridade: grau de semelhança entre as pessoas que agiram e você.
Esses três fatores são ativados quando observamos a ação de outras pessoas, principalmente nossos semelhantes, e mandam sinais para o cérebro de que tal escolha é confiável. Dessa forma, nosso cérebro tem que processar menos informações e, como consequência, tem menos dificuldade na hora de escolher por um caminho ou outro.
Antes de finalizar, preciso que você saiba que a prova social, realmente traz muito benefícios e possibilidade de crescimento, mas é necessário que seu uso seja bem feito, assim como qualquer estratégia de marketing. Cuidado para não forçar provas sociais, pois isso pode trazer o efeito contrário de confiança e segurança no seu público alvo.